P r o c u r a n d o o q u e ?

sexta-feira, 11 de junho de 2010

A P O S T A S I A


Segundo o dicionário de língua portuguesa Aurélio, o significado de APOSTASIA: substantivo feminino - Ato de apostatar; abandono público de uma religião por outra; abjuração. / Abandono de uma doutrina, de um partido; deserção.

Para nós Cristãos protestantes (evangélicos) a palavra apostasia, tem acima de tudo um sentido muito sério, tanto na antiguidade como, e – principalmente nos dias de hoje.

A apostasia hoje está dentro da igreja onde crentes “ingênuos” preferem mais acreditar em doutrinas estranhas e heréticas, do que se alimentar da palavra sagrada e aprender realmente o que Deus tem para nós, e sobre o que Ele mesmo nos alertou, do que estaríamos sujeitos.
A Primeira epístola a Timóteo (1Timóteo) trata basicamente dos apelos do apóstolo Paulo ao seu companheiro Timóteo, que nessa época supervisionava o trabalho em Éfeso, para que cuidasse bem do “rebanho” principalmente no que o próprio Paulo temia, estar prestes a ser atacada por uma forte onda de apostasia.
Durante esse período havia muita distorção da palavra de Deus e seus ensinamentos. Parece que os “cristãos” daquela época estavam beirando o paganismo, com práticas totalmente contrárias e estranhas à palavra de Deus, e outras de origem judaica. Como Paulo mesmo cita: “doutrina de demônios e espíritos enganadores” (1Tm 4:1), tudo o que não provêm da palavra de Deus, e é tomado como tal pode ser chamado de heresia, é apenas mais uma artimanha do diabo para levar os mais fracos à apostasia.

Veja: “Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais”. (1Tm 6:3-5)

A preocupação de Paulo é visível, e hoje mais do que nunca, nossas igrejas são alvos de várias doutrinas que não são bíblicas! Por isso amado irmão, devemos ser como os crentes de Beréia (At 17:10,11) que analisavam vorazmente as escrituras, confirmando assim tudo o que lhes era dito.

Os cristãos não precisam de nenhum ensinamento “extra bíblico”, e nem devem ter tais ensinamentos por doutrinas.

Exemplo de apostasia nos dias de hoje:

Para falar de algo que todos conhecem, falaremos do óleo de unção. No antigo testamento, o referido óleo era usado na função de santificador de utensílios, e lugares (Ex 30:29,30 / Ex 40:9-15). Mas hoje com o sacrifício de Jesus, e nossa aceitação desse evento (a morte e ressurreição de Jesus) , somente “Ele” nos santifica. Jesus não aboliu a lei, ele a aperfeiçoou. No novo testamento, vemos a evolução do uso do mesmo óleo de unção, onde era usado para ungir enfermos, e em outras situações era usado ao expulsar demônios. (Tg 5:14-16).
Naquela época o óleo também tinha diversas outras finalidades, como perfumar, efeitos medicinais, e outros aspectos culturais como por exemplo, lavar os pés de um convidado como sinal de alegria pela presença do mesmo em sua casa. Não era de uso exclusivo “espiritual”.

Mas o que curava, e fazia com que os demônios saíssem? Não era o óleo, e sim o poder de Jesus!!! E no máximo, a fé de quem era alvo dessas orações.
Resumindo: O novo testamento não considera o uso de óleo de unção (nos casos dos enfermos por exemplo) como heresia. Mas também não o icentiva. Agora, nada mais pode santificar coisas, utensílios, e (ou) lugares.

Então: nada de ficar “ungindo” todas as coisas na sua frente... sua casa, e outras coisas, esse “ritual” vai acabar se tornando uma “mandiga” e poderá ser usado contra você... Use com moderação, para não estar se apostatando da nossa fé. O óleo de unção não pode santificar sua casa, nem expulsar demônios, mas sua oração pode, e acredite pode fazer muito mais... os personagens do antigo testamento, que fizeram maravilhas não tinham o que nós temos hoje: O ESPÍRITO SANTO habitando em nós. Então imagine o que podemos fazer!


Por Anderson Corrêa – 09.06.10

Nenhum comentário:

Postar um comentário